Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

COMO REDUZIR OS NÍVEIS DE ÁCIDO ÚRICO?

23-10-2014

 

Quando os níveis de ácido úrico no sangue são altos, eles podem causar diferentes males como a gota, pedras nos rins e insuficiência renal. Conheça um pouco mais sobre o problema e sua solução utilizando remédios caseiros. Aprenda neste artigo como reduzir o ácido úrico.

 

Ácido úrico: o que precisamos saber?

 

Trata-se de uma química produzida pela decomposição de substâncias químicas chamadas purinas, encontradas em alimentos como o fígado, manjuba, anchovas e sardinhas. Alguns vegetais e laticínios também apresentam purina, mas estudos demonstraram que não são negativos para a saúde e não elevam a possibilidade de causar gota.

 

 

O ácido úrico vai se “reciclando” quando as células morrem e ajuda a proteger os vasos sanguíneos. Os rins são encarregados de filtrá-lo e eliminá-lo pela urina. Em uma pequena proporção, também pode ser eliminado pelas fezes. Quando o corpo produz muito ácido úrico, ele pode se acumular nas articulações, nos tendões e em alguns órgãos, como os rins.

 

Os níveis de ácido úrico elevado têm um papel determinante no desenvolvimento da enfermidade conhecida como gota, mesmo que nem todas as pessoas a desenvolvam por essa razão (também pode ser pela hipertensão, doenças do coração ou renais). As causas do aumento do ácido úrico são diferentes, podem ser a herança genética, obesidade, consumo excessivo de álcool ou uma dieta com muitas purinas negativas, Também é causado por medicamentos diuréticos, radioterapia, quimioterapia, psoríase, ou fármacos imunossupressores.

 

Uns dos problemas que destacamos sobre a doença de ácido úrico é que os seus altos níveis não apresentam sintomas nos primeiros momentos.

 

Remédios e receitas caseiras para reduzir ou eliminar o ácido úrico

 

Consumir uma maçã com casca (vermelha ou verde) logo após o almoço ou jantar. A casca da maçã é rica em vitamina C. Sempre que possível, procure repetir essa sobremesa para que seu organismo mantenha a saúde. Além disso, as maçãs contam com ácidos ”saudáveis” como o málico, que desintoxica o corpo de forma natural ao eliminar o ácido úrico.

 

Beber diariamente duas colheres de sumo de cereja, que contêm flavonoides (o que determina sua cor avermelhada), com o objetivo de dissolver o ácido úrico que se acumula no fluxo sanguíneo.

Ingerir com moderação alimentos e bebidas ricas em purina, tais como carnes vermelhas (porco e cordeiro), aves, feijão, fava e bebidas alcoólicas. Reduzir seu consumo a uma vez por semana. Procure substituir por alimentos de baixo conteúdo em gorduras e purinas como, por exemplo: arroz cozido, pão, queijo cottage e iogurte natural.

 

Beber ao menos oito copos de água ao dia, que oferece uma grande quantidade de minerais essenciais e benéficos para o corpo. Além disso, eliminam as toxinas e as bactérias. Esse hábito vai potenciar simultaneamente a capacidade dos rins, fazendo com que ” trabalhem” o suficiente. O excesso de sal e a cafeína produzem efeito contrário, tornando as tarefas renais mais lentas, dessa forma, o melhor é evitá-los.

 

Realizar uma técnica de desintoxicação. Uma vez a cada dois meses aproximadamente, elimine de forma geral os cristais que vão se formando no organismo devido ao ácido úrico. A técnica consiste em dissolver meia colher de bicarbonato de sódio em 1/4 de litro de água e beber oito vezes ao dia. Não é recomendável o consumo dessa mistura para pessoas que sofrem de hipertensão ou insuficiência renal.

 

Consumir mais alcachofas, porque esse vegetal possui excelentes propriedades diuréticas para eliminar o ácido úrico de forma natural através da urina. Existem milhares de receitas para serem aproveitadas, mas a melhor forma para surtir efeito é fervê-la e, além disso, comê-las e beber o líquido restante no qual ela foi cozida.

 

Entre os alimentos recomendados para reduzir o ácido úrico encontram-se as cebolas, que servem para purificar o organismo e prevenir muitos problemas. Ferva duas cebolas sem casca e cortadas em rodelas grandes. Coloque o sumo de limão e beba algumas chávenas a cada dia.

 

Os morangos também são muito bons como remédio para reduzir o ácido úrico e a gota. Pode-se optar por realizar uma infusão com suas folhas ou raízes, ou consumi-las como sobremesa diariamente.

 

Incluir alimentos ricos em potássio, que ajuda prevenir a formação de cristais de ácido úrico e fazem com que os rins o eliminem mais facilmente. Acrescente à sua dieta bananas, abacate, vegetais de folhas  verdes (espinafre, acelga), passas e ameixas, batatas, melancia, morango, damasco. Também se aconselha ingerir hidratos de carbono complexos que estão presentes nas frutas, verduras e grãos integrais.

 

Limitar ou, se possível, eliminar todos os alimentos adoçados com frutose ou xarope de limão. Limitá-los significa evitar o aumento dos níveis de ácido úrico. A frutose está presente nos refrigerantes e nas bebidas industrializadas (também em alguns sumos). Prefira beber água ou sumos naturais sem aditivos.

 

Utilize mais vinagre de maçã para temperar saladas e alimentos. Muitas pesquisas indicam que seu uso serve para reduzir o ácido úrico, devido ao rico conteúdo em potássio e ácido acético. Além de usá-lo para preparo de comidas, também é possível preparar uma mistura de duas colheres de vinagre numa chávena com água fria e bebê-la duas vezes ao dia.

 

Evite as dietas repletas de proteínas, como aquelas que são usadas para perder peso, porque podem causar uma excessiva produção de ácido úrico. O melhor para emagrecer é fazer uma dieta saudável e equilibrada e realizar exercícios físicos.

 


fonte: Adaptado de: Melhor com Saúde

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.